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Sociolinguistica_L8B8






Provavelmente, uma conversa com seu melhor amigo vai ser bem informal, com poucas restrições sobre os tópicos ou o vocabulário que vocês usam, com uma gramática menos "correta" e uma pronúncia mais "relaxada". Por outro lado, uma conversa com seu chefe vai sempre ser mais formal, e você vai prestar mais atenção à gramática, à pronúncia e à escolha das palavras, para não dar nenhuma "escorregada". Quando você sai, na sexta feira, para tomar um chope com seu chefe e seus colegas de trabalho, claro, a conversa vai ser um pouco mais informal, mas nunca tão informal quanto uma conversa entre amigos íntimos (pelo menos é assim que você espera!).
Um sermão é um gênero basicamente formal, mas ele pode ter momentos mais informais, mais íntimos, e outros momentos mais formais, mais estruturados, em que o padre ou o pastor usa um vocabulário específico e até uma voz (ou sinalização) diferente, mais distante e mais solene.
A melhor maneira de conceber o registro é como uma escala que varia continuamente do mais informal para o mais formal. As pessoas dominam essa escala (ou um bom pedaço dela) e conseguem deslizar para um estilo mais ou menos formal, conforme as demandas da situação.

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Informal Formal


Aprender a usar o registro certo para cada situação faz parte de aprender a usar bem a língua. Quando a criança chega pela primeira vez à escola, ela usa os registros informais da família e das conversas com seus amigos da vizinhança. Na escola, ela vai ter que aprender um registro mais formal, um registro escolar. Vai precisar expandir seu comando da língua para poder usar outras palavras e outras estruturas gramaticais que fazem parte do registro escolar (e também vai ter que aprender a falar mais baixo, a falar mais devagar, a pedir sua vez para falar, e outros comportamentos que fazem parte do convívio escolar).