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Sociolinguistica_L8B8
         
 
Essas crenças podem não ser baseadas em fatos lingüísticos, podem ser erradas e cheias de preconceito, mas, por si só, elas são fatos sociais.  As atitudes que as pessoas têm, consciente ou inconscientemente, em relação à língua, é que determinam muitos dos fatos sociolingüísticos.
Só para dar um exemplo: se as pessoas em geral, e os professores em particular, acreditam que falar e escrever "corretamente" (de acordo com a suposta "norma culta", ou variedade padrão) é necessário para que a pessoa tenha sucesso na vida, qual vai ser o resultado?  Na escola, os alunos que falam e escrevem "corretamente" vão ser mais bem sucedidos, vão receber notas mais altas, porque eles satisfazem as expectativas dos professores.  Na vida, quando vão procurar emprego, vão ser mais bem sucedidos, vão receber os empregos melhores, porque vão satisfazer as expectativas dos seus chefes.
   
As crenças – as "teorias populares" sobre o que é importante na língua – criam um clima social em que essas coisas são importantes.  Esse é um exemplo perfeito de uma "profecia auto-realizável".  As pessoas imaginam que "falar e escrever corretamente" seja necessário para o sucesso.  E elas têm razão.  Mas por quê?  Não porque as pessoas que "falam e escrevem corretamente" têm idéias melhores ou trabalham mais ou pensam melhor ou são mais criativas.  Mas porque é assim que as pessoas esperam que seja.  Quem satisfaz a expectativa das outras pessoas ganha as vantagens; quem não se enquadra no padrão fica para trás.