top
Sociolinguistica_L8B8
O Brasil e os Estados Unidos são países bilíngües (ou multilíngües) de fato, mas não oficialmente, e não na imaginação popular. Mas muitos países são bilíngües oficialmente. Dois países das Américas ilustram esse fato: o Canadá e o Paraguai. O Canadá e o Paraguai são exemplos de bilingüismo social oficial, porque as sociedades são oficialmente bilíngües.
Podemos perguntar: para ser um país bilíngüe, é necessário que muitas pessoas que moram no país sejam bilíngües? Um país é bilíngüe porque os cidadãos são bilíngües? O bilingüismo social é resultado do bilingüismo individual? Não necessariamente. O Canadá e o Paraguai são exemplos de dois extremos. O Canadá é uma sociedade bilíngüe sem bilingüismo individual (ou com muito pouco). O Paraguai é uma sociedade bilíngüe com muito bilingüismo individual.
O Canadá é um país que tem mais de 80 línguas, mas só duas línguas são oficiais: inglês e francês. No Paraguai, existem 20 línguas, mas só duas línguas são oficiais: guarani e espanhol. Mas vejam a diferença: no Paraguai, 50% da população é bilíngüe em guarani e espanhol. No Canadá, menos de 18% da população é bilíngüe em inglês e francês. E vejam que o bilingüismo no Canadá não é distribuído igualmente: as pessoas bilíngües estão concentradas nas províncias com a maior concentração de nativos de francês. Uma dessas províncias é o Quebec, com uma população de mais de 80% de língua materna francesa. Então, vê-se que o país é oficialmente bilíngüe, mas as pessoas continuam a ser, na maior parte, monolíngües.