top
Sociolinguistica_L8B8
Mas falar com criança igual a adulto, ainda não! Isso é um fato muito bem conhecido sobre a fala de professores de crianças pequenas. Eles também modificam o jeito de falar com as crianças. Também falam mais devagar, pronunciam as palavras com mais cuidado, usam estruturas sintáticas mais simples, repetem mais, e fazem mais perguntas (e não porque não sabem as respostas! Eles fazem perguntas como uma maneira de criar um diálogo com a criança). Essa forma de falar também tem nome: chama-se professorês. Isso acontece em muitas culturas. Aqueles de vocês que dão aula para crianças surdas também devem modificar a libras que vocês usam com as crianças, é só reparar.
Mas não precisa ser professor de crianças para modificar a fala. Qualquer professor faz isso, automaticamente, porque quer ser compreendido e porque está falando para uma classe cheia de alunos, em que pode haver barulhos e distrações. Então o professor fala mais alto, fala mais devagar, escolhe mais bem as palavras, simplifica as sentenças, se repete mais, faz mais perguntas. Um político falando para uma multidão também modifica o jeito de falar, usando algumas das mesmas técnicas: fala em frases mais curtas, fala mais devagar, repete mais, faz perguntas que ele mesmo responde.