top
Sociolinguistica_L8B8






1.3 A classificação das línguas

Essas milhares de línguas do mundo podem ser agrupadas em famílias de línguas que têm aspectos (vocabulário, fonologia, morfologia, sintaxe) em comum. Essas semelhanças devem mostrar a relação "genética" que existe entre línguas que têm uma continuidade através do tempo.
Você pode entender melhor a idéia dessa relação "genética" se considerar como o latim, a língua do império romano, com o tempo mudou nas várias regiões do império até se tornar as línguas faladas hoje: o italiano, o francês, o espanhol, o português. Todas essas línguas são derivadas do latim, e são chamadas línguas românicas. Podemos dizer que fazem parte da mesma família de línguas. As línguas de uma mesma família têm mais semelhança entre si do que elas têm com línguas de uma outra família. Outra família de línguas bem conhecida da Europa é a das línguas germânicas (alemão, holandês, inglês). Comparem na tabela abaixo essas duas famílias de línguas românicas e germânicas

Outras famílias de línguas européias são as eslavas (russo, polonês, croata) e as celtas (irlandês, galês, gaélico escocês). Desde o século XVII, os filólogos já sabiam que todas essas famílias pertenciam à mesma grande família e imaginavam que todas tivessem descendido de um língua ancestral comum, já perdida no tempo. Isso significa que, se línguas como espanhol, francês, italiano e português são línguas irmãs (porque todas são descendentes do latim), então elas também são primas das línguas germânicas, das línguas eslavas e das línguas celtas, e até da língua persa, a língua falada no Iran!. No século XVIII, descobriu-se que o sânscrito, a língua antiga da Índia, também pertencia a essa mesma grande família, por ter semelhanças com o latim e o grego. Por isso, essa grande família de línguas chama-se indo-européia. Vejam o quadro comparativo.
sânscrito grego e latin
Vejam uma "árvore genealógica" simplificada da família indo-européia, que mostra algumas das línguas mais bem conhecidas. Reparem que no quadro não aparecem línguas como: chinês, japonês, árabe, hebraico, as línguas africanas e as línguas indígenas das Américas. Essas línguas pertencem a outras grandes famílias. Ao todo existem de dez a vinte grandes famílias de línguas, dependendo do esquema de classificação. (Veja mais informações.)