top
Sintaxe L08/B08






Considere, então, as sentenças em (95):

(95) a. ?Um bolo de chocolate comprou a Maria para a festa de sábado
b. ?A Maria um bolo de chocolate comprou para a festa de sábado

Note você que mesmo envolvendo movimento de todo o constituinte [um bolo de chocolate], (94a) e (94b) são sentenças bem melhores do que (95a) e (95b) no português. Então, o que explicaria a possibilidade de pospor ou de antepor o sujeito e o objeto em (95)?
Baseados na teoria de Princípios e Parâmetros, podemos dizer que há línguas de núcleo inicial (verbo-complemento) e línguas de núcleo final (complemento-verbo). O português é uma língua de núcleo inicial, ou seja, prefere a ordem verbo-complemento, como os exemplos acima evidenciam. Essas duas opções compõem o que é denominado de parâmetro de direcionalidade, segundo o qual algumas línguas humanas tomam a opção verbo-complemento como o inglês, por exemplo, e outras a opção complemento-verbo, como japonês.
Sabe-se que a tarefa da criança na época de aquisição da linguagem será a de marcar uma dessas opções baseando-se nas evidências empíricas a que está exposta. Como nas evidências do português o complemento vem preferencialmente depois do verbo, é natural que a criança, que tem como língua natural o português, marque o parâmetro de ordem verbo-complemento como o parâmetro de sua língua.