Observamos que as propriedades morfológicas, distribucionais e semânticas depreendidas de um vocábulo desconhecido, como o item fedruxar em (17), numa estrutura são aquelas compartilhadas por muitos outros vocábulos classificados como verbos em português. Mais especificamente, reconhecemos que o vocábulo em questão estabelece uma relação entre os demais elementos que constituem a sentença, propriedade esta característica dos verbos. Esse conhecimento não nos é ensinado. Ele faz parte da nossa competência lingüística como falantes de português. Observe agora o vocábulo apalaia nas sentenças em (20)-(23), a seguir. Você certamente nunca entrou em contato com esse vocábulo em português. No entanto, observando as estruturas nas quais ele aparece e tendo em vista os critérios morfológicos, distribucionais e semânticos, conforme discutimos acima, você é capaz de classificar (minimamente, ao menos) esse vocábulo na gramática do português. Qual classificação você arriscaria?
(20) A apalaia está quebrada (21) As apalaias quase sempre quebram (22) As belas apalaias quase sempre quebram (23) A Maria gosta de apalaias quebradas
? O ponto de interrogação “?” indica que a estrutura parece não ser uma sentença bem formada nessa língua; no caso apresentado em (18), por questões relacionadas com a ordem dos constituintes.