top
Sintaxe L08/B08






Você já deve ter percebido que há verbos de um argumento de natureza diferente, como existir e trabalhar, por exemplo. Enquanto o primeiro é um verbo de estado, isto é, não um verbo de atividade, o segundo é um verbo de evento, isto é, um verbo de atividade. Mas será que essa diferença está relacionada apenas às diferenças inerentes ao item lexical existir e trabalhar? Será que a sintaxe desses dois verbos é a mesma em todas as línguas naturais?
Para tentar responder a essas questões, vamos começar a discutir as evidências sintáticas relacionadas aos verbos monoargumentais nas diferentes línguas. Neste primeiro momento, podemos dizer que (c) é diferente de (b) porque representa um verbo que seleciona apenas argumento interno (e não externo) e é incapaz de atribuir Caso acusativo a esse argumento, o que faz derivar sua nomenclatura: inacusativo.
Afinal, o que é um verbo inacusativo?
Segundo Burzio (1986, apud COELHO, 2000), diferenças estruturais em uma língua como o italiano permitiam-lhe postular que construções que só exibem em sua estrutura como posição temática a posição interna ao núcleo verbal não permitiam que ao sintagma nominal (SN) dessa posição interna fosse atribuído Caso acusativo.