Vocês já sabem que essa sentença tem um significado literal, ou seja, ela é a descrição de uma situação em que a porta está aberta. Trata-se apenas de uma constatação. Entretanto, como ato ilocucionário, ela apresenta várias possibilidades, dependendo do contexto em que ela é usada, como vimos na Unidade 1: ela pode ser um convite a sair ("Eu convido vocês a sairem da sala"); pode ser um convite a entrar ("Eu convido vocês a entrarem na sala"); pode ser um pedido para que a porta seja fechada por causa do barulho ("Eu peço que você feche a porta para diminuir o barulho"); pode, ainda, ser uma justificativa ("Eu justifico o barulho pelo fato de a porta estar aberta"). Vamos ver um outro exemplo. Imaginemos que estejamos tentando fazer um aluno prestar atenção à aula, mas ele só quer saber de brincar e conversar com os coleguinhas Dizemos, então, o seguinte . Esse ato de comunicação pode ser desmembrado em suas duas facetas. Por um lado, ele expressa o significado literal do enunciado, ou seja, ele é apenas uma constatação do fato de que o aluno não vai descer para o recreio. Mas ele é também um ato ilocucionário, e, nesse sentido, ele realiza uma ação: trata-se de uma ameaça para o aluno. É como se disséssemos algo como "Eu estou te ameaçando: você não vai descer para o recreio se você não parar!"