top
Semântica e Pragmática
De acordo com as teorias semânticas de base lógica, o significado lingüístico de uma palavra, por exemplo, pode ser decomposto em um conjunto de traços semânticos. A palavra ‘menino’ teria, então os seguintes traços ..
A palavra ‘homem’ tem um significado diferente do de ‘menino’ porque tem um traço diferente, ou seja, em vez de ter um traço [-adulto], tem um traço [+adulto].
A palavra ‘menina’ teria o seguinte conjunto de traços: , e a palavra ‘mulher’ seria definida pelo seguinte conjunto de traços:
Essa visão sobre o significado das palavras deve estar fazendo vocês se lembrarem da noção de categoria clássica, estudada na Unidade 2. Como vimos, a visão clássica de categoria é a de que as categorias se definem por um conjunto de condições necessárias e suficientes. Da mesma maneira, a visão decomposicional do significado lingüístico entende que o significado dos itens lexicais se define por um conjunto de traços, que são individualmente necessários e conjuntamente suficientes para que se chegue ao conceito daquele item lexical. Essa visão do significado das palavras parte do princípio de que uma língua será mais eficiente se separar os conceitos por quantidades mínimas de significado, que são os traços.