top
Semântica e Pragmática
As sentenças do Link 2 fazem sentido porque atrás delas temos o conhecimento de outras fatos que, na forma do silogismo, seriam expressas como premissas maiores: (14) é a premissa maior para (12), e (15) é a premissa maior para (13) Observe . .
Sentenças do tipo 'Se X, então Y' são extremamente comuns na nossa linguagem de todo dia. Falamos assim para expressar conclusões às quais chegamos por inferência lógica, baseados nos conhecimentos que temos.
Eis aqui um exemplo da vida real: .
Evidentemente, alguém afirmou que uma certa pessoa mora em algum lugar (X). Depois, afirmou que ela era neta da D. Laura (Y), e deu a justificativa pela inferência.
Essa é uma inferência correta Vamos analisá-la: ..
Outra maneira de formular o raciocínio é a seguinte: . (Tudo tomando por base a premissa (conhecimento ou crença) de que 'naquela casa só moram as netas'.)
Alternativamente, com outros fatos poderíamos raciocinar da seguinte maneira (Também com base na mesma premissa maior de que 'naquela casa só moram as netas'.)
Temos duas maneiras de chegar a uma inferência correta a partir de uma sentença de forma 'Se X, então Y Veja:
No caso A, se você puder afirmar X, então você vai poder afirmar Y também. No caso B, se você puder negar Y, então você vai poder negar X também.