Podemos multiplicar esses exemplos. Imaginemos o mesmo professor tentando dar aula, com muito barulho vindo do lado de fora. Muita gente no corredor está falando alto. Ele vira para uma aluna sentada do lado da porta e diz, baixo: ‘A porta está aberta.’ Nesse caso, qual é o significado da sentença? Podemos perceber qual é, quando a aluna levanta e fecha a porta! Foi um pedido de fechar a porta. Vejam, então, como o contexto de uso dos signos lingüísticos influi na construção de seu significado. Algumas correntes teóricas fazem uma separação entre o estudo do significado das expressões lingüísticas analisado fora de contextos de uso (como fizemos quando apresentamos a sentença (5)), e o estudo do significado das expressões em situações de uso (como fizemos quando apresentamos os três contextos de sala de aula, acima). As teorias que fazem essa divisão consideram que o estudo do significado lingüístico com base apenas no sistema da língua -- fora de contexto de uso -- é o objeto específico de estudo da Semântica. Diferentemente, o estudo do significado das expressões lingüísticas em contextos de fala é o objeto específico da Pragmática. Para essas teorias, a análise da sentença A porta está aberta que descreve seu significado como sendo o de um objeto físico que não está obstruindo a entrada ou saída de uma sala é parte da Semântica. Já a análise da conceitualização formada pelo uso dessa sentença nos contextos de sala de aula descritos acima é parte da Pragmática.