top
Semântica e Pragmática
Vamos considerar, agora, uma sentença como a sentença (5)
Qual é o conceito que formamos quando ouvimos uma sentença como essa, fora de contexto? Em termos bem intuitivos, formamos o conceito de um objeto físico que serve para marcar o ponto de entrada ou saída de uma sala, e o de que esse objeto físico não está obstruindo nem a entrada, nem a saída de ninguém dessa sala. Confira a figura!
Mas, agora, pensem na seguinte situação. Um professor está dando aula e um grupo de alunos está fazendo a maior bagunça, conversando sem parar, e não prestando atenção à matéria que está sendo ensinada (você nunca viu isso, não é?). O professor dá uma bronca nos alunos e pede para eles ficarem quietos. Entretanto, depois de alguns minutos, eles continuam a conversar e a perturbar a aula. Desta vez, o professor pára a aula, chama o nome dos alunos que estão fazendo bagunça e diz: ‘A porta está aberta!’ Qual é o significado dessa sentença nesse contexto? Parece ser bem diferente daquele conceito que formamos sobre a sentença (5), não é? Nesse contexto, a sentença ‘A porta está aberta’ é entendida como um pedido aos alunos para que se retirem da sala.
Vamos pensar agora em um outro contexto. O professor está dando aula, a porta da sala está aberta, e alguém pára do lado de fora da sala, com ar de curiosidade e interesse. O professor, em uma atitude bem simpática, se dirige a essa pessoa e diz: ‘A porta está aberta’ (provavelmente acompanhado de um gesto). Será que o significado dessa sentença se mantém igual ao significado formado no contexto anterior? Certamente não! Desta vez, o professor não está pedindo à pessoa que se retire de lá. Desta vez, o professor está convidando a pessoa a entrar e a assistir à sua aula.