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Semântica e Pragmática
Unidade 1 - CONCEITO E CONCEITUALIZAÇÃO

1.1 O objeto de estudo da Semântica e da Pragmática
Vamos retomar algumas noções que foram estudadas no curso de Introdução aos Estudos Lingüísticos, quando vocês foram apresentados ao pensamento de Saussure. Para Saussure, o objeto de estudo da Lingüística é o signo lingüístico. O signo lingüístico é uma associação de um conceito, chamado significado, a uma imagem acústica (ou ótica) chamada significante ..
Estão lembrados? Tanto o significado, quanto o significante são entidades abstratas que existem na mente dos falantes de uma determinada língua. Significado e significante são, portanto, entidades mentais.
Usamos os signos para falar sobre coisas no mundo (entre outras coisas!). Por isso, temos a palavra (signo) ‘mesa’ para falar sobre esta mesa à qual estamos sentados para escrever este texto. Mas isso não quer dizer que o significado do signo ‘mesa’ deve ser identificado com esta mesa no mundo sobre a qual falamos. E nem que o significante de ‘mesa’ deve ser identificado com os sons (ou gestos) que usamos para pronunciar a palavra.
O significado não é a mesa (o objeto físico) em si, mas a representação mental que temos do objeto. Do mesmo modo, o significante desse signo não é o som [mez], mas a representação mental que os falantes de português fazem desses sons, que os ajuda a reconhecer o signo ‘mesa’ quando ele é pronunciado, e a saber como o signo deve ser pronunciado.