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Psicolinguística
5.1 Aquisição de linguagem da criança surda


Este tópico da psicolinguística é o mais desenvolvido também no contexto das línguas sinalizadas. Muitos são os autores que se dedicam à tarefa de estudar a aquisição de linguagem da criança surda. Esses investigadores comprovaram que essas crianças passam pelos mesmos estágios de aquisição que as crianças ouvintes. Comprovou-se também que, como os bebês ouvintes, os bebês surdos balbuciam e que os pais surdos também utilizam uma forma de comunicação simplificada dirigida à criança denominada « fala dirigida à criança » (CDS). Ao adquirir a cinesiologia, as crianças surdas produzem “erros” como as crianças ouvintes e no que concerne à aquisição da sintaxe, as primeiras combinações começam, entre os 20 e 24 meses de idade.

No que concerne à percepção infantil do reconhecimento precoce da palavra de crianças adquirindo língua oral, há um interessante paradoxo a considerar. Estudos mostram que os neonatos têm uma admirável capacidade para discriminar as diferenças categoriais acústicas entre quaisquer sons, estando aptos, pois, a vir a adquirir qualquer língua.

Pesquisas têm mostrado que os recém-nascidos são capazes de discriminar todos os possíveis contrastes empregados pelas línguas humanas.