top
Psicolinguística
Eis aqui um desafio no que concerne à percepção da criança surda exposta a uma língua cinésico-visual: como ela deve diferenciar, bem precocemente, gestos naturais extralinguísticos dos movimentos cinésicos (elementos linguísticos) das línguas de sinais, ou seja, como ela discrimina ou recorta a cadeia contínua dos inputs visuais que ela recebe , sendo que eles se dão numa mesma modalidade? Ainda mais preocupante é o caso do das crianças que não estão imersas aos inputs de uma língua cinésico-visual, mas que vivem alheias a uma língua oral-auditiva que não pode ser um instrumento de mediação na aquisição dos conceitos dessas crianças.

Como é possível perceber, muito trabalho deve ser desenvolvido no domínio do estudo de aquisição de linguagem da criança surda. No Brasil, Quadros (2001, 1997, 1995) é a referência nacional nos estudos de aquisição da língua de sinais, principalmente sobre o componente sintático sobre o qual tem desenvolvido alguns projetos de pesquisa em parcerias com pesquisadores de renome internacional .

Como a aquisição de linguagem já foi estudada na disciplina que leva o mesmo nome, apresentaremos a seguir apenas uma pequena descrição de alguns testes realizados em aquisição de língua de sinais que não foram contemplados nesse estudo.