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Psicolinguística
4.4 Apropriação e processamento de leitura e escrita


A leitura e a produção da linguagem escrita são atividades cognitivas bastante complexas e só é apropriado mais tardiamente. A Psicolingüística tenta responder quais são os comportamentos e os processos mentais de um leitor maduro e de um escritor eficiente.

E qual é a diferença entre fala/sinais e escrita ?

A escrita se difere da fala pela sua natureza de estímulo, pela sua diferença formal e funcional. Em contrapartida, a escrita em língua de sinais utiliza o mesmo canal visual de recepção, mas também se difere com relação ao estímulo, um fixo, outro dinâmico e pela sua diferença formal e funcional

Segundo Morais, Kolinsky e Grimm-Cabral, “no plano teórico, a idéia subjacente da concepção psicolingüística da leitura e da escrita é que essas habilidades dependem especificamente da linguagem”, ou seja, a aquisição e apropriação desses conhecimentos implicam, fundamentalmente, processos e representações da fonologia natural. Nesse sentido, o desenvolvimento da consciência fonêmica por meio da leitura atribui a cada fone/cine articulado na fala/sinais uma representação gráfica e com isso a descoberta da relação entre fonema/cinema e grafema se estabelece.

Diante dessa constatação, surge uma nova e desafiante questão sobre a aprendizagem de leitura e escrita da criança surda. Como se estabeleceria a relação fonema-grafema de uma língua oral nesse indivíduo? Encontraremos no tópico abaixo algumas orientações a respeito desse assunto, já que a aprendizagem de uma língua oral não é uma tarefa simples para o surdo pelo fato de ele não ter acesso ao som e, consequentemente, não pode desenvolver uma consciência fonológica nessa língua.