top
Morfologia






Também no caso da flexão de gênero, a concordância pode escapar dos limites do grupo nominal e atingir outras partes da sentença, dependendo do tipo de construção:

(19) A bela menina solteira estava apaixonada

E podemos construir um paradigma de formas responsável pela flexão de gênero nos casos em que ela é possível. Também aqui o paradigma é bastante reduzido e opõe duas formas: a do masculino e a do feminino. Que formas são essas? No artigo definido vimos que as formas são respectivamente o e a. Mas e nos substantivos? Serão as mesmas? Será que as palavras com flexão de gênero têm o masculino terminado em -o e o feminino em -a?
Retomemos os exemplos dados: lob(o)+a = loba; autor+a = autora; peru+a = perua. Note que a forma do masculino não é sempre terminada em -o, mas a do feminino é sempre terminada em -a, razão pela qual devemos assumir que de fato a marca do feminino é -a. E qual é a marca do masculino? Vamos hipotetizar que se trata do morfema ?, uma hipótese plausível quando vemos os pares autor/autora e peru/perua. E o que dizer do -o de menino ou do -a de rosa ou planeta? Camara Jr. (1970) responde: trata-se de uma vogal temática.