top
Morfologia






Mais sério ainda: há certos tipos de palavras que seria conveniente dizermos que constituem classes distintas pelas suas propriedades distribucionais e semânticas, mas que têm propriedades morfológicas semelhantes: este é o caso dos substantivos e dos adjetivos (e de outras classes também relacionadas ao substantivo), que partilham a morfologia que expressa gênero e número, como mostra (30) abaixo:

(30) As meninas bonitas estavam preocupadas

Você está percebendo que fazer a divisão das palavras em classes com base em um único critério, seja ele qual for, não vai funcionar. Será necessário juntar vários critérios, certo?
É preciso fazer uma observação mais geral sobre o problema das classes de palavras : a GT postula a existência de dez classes: substantivo, adjetivo, artigo, pronome, numeral, verbo, preposição, conjunção, advérbio e interjeição, mas bem que poderia existir um número maior ou menor de classes de palavras. Na verdade, na história da GT o número de classes já foi diferente, e as classes mesmas também já foram outras. Como nenhum dos critérios mencionados – o semântico, o sintático-funcional e o morfológico – é simultaneamente uma maneira de definir o número e os tipos de classes de palavras, é perfeitamente possível pensar em uma classificação que tenha uma outra maneira de agrupar as palavras em classes.