top
Leitura e Produção deTextos






Há muitas outras formas de “criação” de palavras de conteúdo, ou itens lexicais, de uma língua. O importante, aqui, é ver que o repertório desses itens é muito grande em qualquer língua e que esse número está em constante expansão. Na verdade, as pessoas criam novas palavras de conteúdo de acordo com as necessidades impostas pela vida social, no âmbito pessoal, profissional, religioso, de entretenimento, entre outros. E é também essa necessidade imposta pela vida social que vai fazer uma palavra se tornar convencionalizada ou não.

Por exemplo, com a entrada dos surdos nos cursos de letras, surge a necessidade de alguns termos técnicos da lingüística emergirem na libras. Para isso, é possível que todos os processos acima descritos ocorram: alguns sinais novos sejam formados por composição de dois sinais antigos; outros sinais novos sejam formados por empréstimo do português na forma de digitalização; e ainda outros sinais novos sejam iguais a sinais da libras já existentes, porém com seu sentido técnico estendido a partir do sentido mais usual da palavra.

Contudo, apenas palavras de conteúdo não são suficientes para que possamos comunicar nossas experiências de uma maneira clara e complexa, como a vida social exige. Veja a história clicando aqui , composta apenas por palavras de conteúdo, para ver como o uso exclusivo dessas palavras torna difícil a comunicação.