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Leitura e Produção deTextos
É difícil compreender a história em toda a sua complexidade com clareza porque ela está composta apenas por palavras de conteúdo. Essas palavras são de vários tipos. Por exemplo, palavras como “atravessar”, “pedir”, “levar” são chamadas verbos e trazem, basicamente, conceitos relacionados a eventos (exemplo: correr, bater, quebrar, estudar, etc) ou estados (exemplo: ser, estar, parecer, etc). Outras palavras, como “escorpião”, “sapo”, “rio”, são chamadas substantivos e trazem, basicamente, conceitos relacionados a coisas ou entidades do mundo (exemplo, humanos, animais, objetos, etc). Outras palavras, como “óbvio”, “forte” e “assustado” são chamadas adjetivos e trazem conceitos relacionados a atributos ou qualidades das entidades. Por último, palavras como “bem” e “imediatamente” são chamadas de advérbios e trazem conceitos relacionados ao modo como um evento ou estado expresso pelo verbo foi realizado.

As palavras de conteúdo nos permitem acessar as informações centrais da história, mas simplesmente colocar uma informação ao lado da outra não nos mostra qual é a relação entre elas. Uma seqüência lingüística como em (1) é extremamente pobre em termos de coesão. Isso significa que o receptor do texto acaba tendo que preencher as lacunas de sentido, imaginando quais seriam as possíveis relações entre os conceitos, para fazer qualquer sentido unificado do texto.