top
Leitura e Produção deTextos






Nos exemplos usados acima, criados para discutir o papel da gramática na construção da coesão, nós vimos que quando apagamos os recursos gramaticais da frase, o texto perde em coesão. Contudo, é muito raro ver qualquer pessoa usando a língua dessa maneira. Em geral, o que observamos é que pessoas que não conhecem a gramática de uma língua – por exemplo, por serem falantes de outra língua – utilizam os recursos gramaticais de maneira errada. O uso equivocado desses elementos deixa a falta de coesão muito evidente no texto e dificulta a sua compreensão. Observe o exemplo da frase retirada de uma redação de um aluno surdo:

(21) * Três lados esquerdo um homem os olhos de relógio.
(22) * Três lado esquerda homem olho relógio.

Sem olhar para a figura, é difícil entender com exatidão o que está sendo dito na frase (21) por causa do problema de coesão gramatical que o texto apresenta. Nesse caso, a falta de coesão não ocorre pela ausência de elementos gramaticais – como na frase (22), inventada aqui a titulo de ilustração – mas pelo emprego equivocado de elementos de coesão. Observando abaixo a figura que o aluno procurou representar, vamos então analisar a frase (21) e ver como poderíamos corrigir a sua gramática tornando seu sentido claro e unificado.