Vamos rever, então, o que foi visto até agora. Estamos estudando a coesão dos textos, que diz respeito ao modo como os elementos do texto no nível formal (as palavras, expressões e frases) se relacionam entre si, formando um todo coeso. Nesta Unidade, vimos que o primeiro recurso importante para a coesão é a própria gramática da língua. Entre os elementos que constituem a gramática da língua, analisamos as preposições, os artigos, as flexões verbais e nominais, e os constituintes sintáticos (ou unidades gramaticais). Há outros recursos gramaticais importantes na língua, mas esses elementos estudados bastam para ilustrar o ponto desta Unidade: o uso e o conhecimento adequados da gramática de uma língua contribuem de forma crucial para a construção da coesão textual. Sem essa coesão, o receptor do texto não sabe como relacionar as palavras de conteúdo e como chegar a um sentido unificado do texto.
Vimos que quando tiramos os recursos gramaticais da frase, a relação entre as palavras de conteúdo fica muito vaga e ambígua. Sem os recursos gramaticais, podemos estabelecer várias relações entre as palavras e os possíveis sentidos da frase se multiplicam, podem entrar em conflito uns com os outros. Isso não torna a comunicação impossível, mas torna muito difícil expressar idéias complexas de maneira clara. Já quando usamos elementos gramaticais adequadamente – como, por exemplo, preposições, artigos, flexões nominais e verbais e constituintes sintáticos –, criamos conexões explícitas, no nível formal do texto, entre as informações centrais expressas pelas palavras de conteúdo. Com isso, conseguimos entender mais claramente como essas informações centrais se ligam, se relacionam, se conectam umas às outras.