top
Leitura e Produção deTextos
Um último elemento interessante de notar é o uso do artigo definido em “a buzina”. Por que o falante usou o artigo definido, se nenhuma referência anterior à buzina foi feita na história contada até então? Nesse caso, o falante já havia introduzido o referente “carro” no discurso. Pelo nosso conhecimento de mundo, sabemos que todo carro possui uma buzina. Por isso, mesmo sem mencionar buzina anteriormente no discurso, o interlocutor era perfeitamente capaz de identificar o referente específico de “a buzina”, como sendo a única “buzina” que havia no contexto da conversa. Nesse caso, podemos ver a relação íntima que a coesão tem com a coerência, uma vez que a relação entre buzina e carro não estava explícita, mas foi estabelecida pelo receptor do texto por meio de um processo de inferência.

Nessa discussão, contudo, vemos que o artigo não pode ser entendido como um recurso gramatical que contribui para a coesão apenas no nível da frase. No exemplo da conversa espontânea acima, esse recurso se mostra intimamente ligado também à coesão entre frases e entre seqüências maiores do discurso – que será o nosso foco de discussão na Unidade III.