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Leitura e Produção deTextos






1.2. A comunicabilidade de seqüências lingüísticas

Antes de entrarmos na discussão dos fatores de textualidade, vamos ver alguns exemplos para ajudar a entender essa diferença entre o que é uma seqüência lingüística e o que é um texto. Como já mencionado, um texto sempre será uma seqüência lingüística, mas uma seqüência lingüística nem sempre será um texto. Isso significa que seqüência lingüística é um termo mais geral e que texto é um termo mais específico. Vamos ver como isso acontece neste exemplo dessa diferença.

(1) O estudo das línguas do mundo é fascinante.
(2) homem morrer água sujo
(3) As borboletas de 5 metros de comprimento se partem como os espelhos, como o vôo dos rios noturnos sobem com o fogo até a via-láctea

Os exemplos (1), (2) e (3) são todos seqüências lingüísticas. Mas será que todas essas seqüências conseguem comunicar algo?

O exemplo (1) é certamente comunicativo, trazendo um sentido bem claro. Esse exemplo pode ser chamado de texto sem problemas.
O exemplo (2) também é uma seqüência lingüística, mas é difícil saber o que ele está comunicando, por causa da ausência quase total de gramática e da dificuldade que temos em estabelecer relações entre essas palavras. Sem a gramática no exemplo (2), não conseguimos extrair um sentido claro e unificado a partir da relação entre as palavras.