Com o objetivo de observar algumas diferenças na fala dos brasileiros, selecionei dois textos lúdicos, disponíveis em power point , que apresentam uma reflexão sobre a língua brasileira (Kleiton Kledir) e algumas diferenças no vocabulário utilizado no Brasil e em Portugal.
[língua brasileira] e [língua portuguesa]
Variação lingüística
A língua sempre despertou interesse e discussões entre as pessoas, em relação ao uso e à forma como ela é utilizada por diferentes pessoas, em diferentes tempos e lugares. As pessoas, em geral, fazem comentários e observações sobre o ?sotaque? e as ?palavras diferentes? utilizadas por outras pessoas. Os falantes de uma língua são capazes de identificar, pelo jeito de falar de uma pessoa, a região geográfica que ela representa. Assim, no Brasil, somos capazes de identificar se o falante é nordestino, carioca, gaúcho, ou ainda se é um estrangeiro que fala o português, por exemplo, americano que fala português ou um alemão que fala português.
O interesse pela linguagem segundo Peter (2002, p. 12) é muito antigo, expresso por mitos, lendas, cantos, rituais ou por trabalhos eruditos que buscam conhecer essa capacidade humana. Remontam ao século IV a.C.?