top
Fonética e Fonologia

Diferentes aspectos da linguagem humana interessam aos estudos lingüísticos. Neste sentido, os estudos lingüísticos objetivam conhecer os princípios de funcionamento das línguas, suas semelhanças e diferenças. A lingüística não pode ser comparada ao estudo da gramática tradicional, que é essencialmente uma gramática normativa. Ao contrário, "ao observar a língua em uso, o lingüista procura descrever e explicar os fatos: os padrões sonoros, gramaticais e lexicais que estão sendo usados, sem avaliar aquele uso em termos de um outro padrão: moral, estético ou crítico." (Petter, 2002, p. 17)
Para a lingüística não há variantes melhores ou piores em uma língua. Há variantes que socialmente são consideradas de prestígio, estigmatizadas ou neutras. Ainda sobre as diferenças de uso de uma língua, Silva (1991, p. 12) .
Sobre o objeto de estudo da lingüística e a metodologia de investigação, Petter (2002, p. 18) afirma:
"O lingüista procura descobrir como a linguagem funciona por meio do estudo de línguas específicas, considerando a língua um objeto de estudo que deve ser examinado empiricamente (...) A metodologia de análise lingüística focaliza, principalmente, a fala das comunidades e, em segunda instância, a escrita."