top
Análise do Discurso L06






2.1 - LINGUAGEM E CONTEXTO

Para iniciarmos o estudo das interligações entre linguagem e contexto, vamos observar a Figura 2.1. Você pode ver que essa figura contém cinco níveis, também chamados de estratos.
Na Figura 2.1, a noção de sentidos, ou significacões, é representada pelo nível da semântica. Os outros níveis desse sistema complexo são os níveis da lexicogramática e da fonologia, ambos ‘abaixo’ do nível semântico, e os dois tipos de contexto – o nível do contexto da situação e o do contexto da cultura –, ambos ‘acima’ do nível da semântica.
Como devemos fazer para relacionar sentidos e contextos? Primeiramente, devemos – de acordo com a LSF – ter em mente, ao analisar qualquer discurso, que a linguagem é um “ sistema semiótico complexo que contém vários níveis ou estratos ” (Halliday & Matthiessen, 2004, p. 24).
Quando analisamos um texto, bem como quando usamos a linguagem para qualquer fim, estamos interessados nas significações que podem ser criadas e/ou recriadas a partir dessa interação; ou seja, nosso interesse situa-se, sobremodo, no nível semântico.
No próximo item 2.2, vamos em busca de maiores especificações relativas às maneiras como o contexto da situação e o contexto da cultura podem ter impacto na materialização das significações ou sentidos realizados no uso do discurso por meio de escolhas (conscientes ou não) lexicogramaticais. Como os termos sugerem, o contexto da situação se relaciona aos elementos contextuais mais imediatos que influenciam o uso da linguagem, enquanto que o contexto da cultura inclui aspectos contextuais mais abrangentes.