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Análise do Discurso L06






Mas será que a narrativa pessoal veiculada anteriormente – que à primeira vista dá a impressão de ser bastante desorganizada – apresenta uma organização retórica? A resposta é um sim enfático, sem qualquer vacilação. Vamos ver isso, então!
Com base em estudos feitos pelo sociolingüista estadunidense, William Labov , nos anos 1960, que gravou e analisou uma grande quantidade de narrativas semelhantes, produzidas por adolescentes em Nova Iorque, podemos descrever a organização geral da “história do fusca que a mulher foi em cima” em seis unidades, ou estágios. São eles: resumo, avaliação, orientação, ação complicadora, resolução e coda. Cada um desses estágios tem uma função, isto é, tem um papel – faz alguma coisa – em termos da intenção – ou valor comunicativo – da história Vamos detalhar primeiramente os estágios que materializam a organização retórica da narrativa para, depois, analisarmos a função de cada um desses estágios, ou seja, o papel que desempenham na totalidade dessa narrativa pessoal.
Mantendo o propósito de ilustrar esse tipo de análise, isto é, análise de estágios e suas funções retóricas, vamos aplicá-lo a um outro gênero textual, recorrendo novamente a uma de nossas alunas do Curso de Graduação em Letras da UFSC, Andrea Cristina Simões. A aluna realizou uma análise do gênero contracapa de livro, focalizando a contracapa do livro Harry Potter and the sorcerer’s stone (1997). A análise recai sobre a versão traduzida dessa contracapa, feita pela própria aluna. Vale observar que o livro Harry Potter and the Sorcerer’s Stone foi publicado no Brasil, sob o título Harry Potter e a pedra filosofal no ano de 2000, tendo uma contracapa com diferente ênfase , devido ao sucesso do livro.