4.1.1 - Significados ideacionais: representando a realidade
No âmbito da LSF, processosparticipantes ecircunstâncias são os elementos que compõem a oração, que é a unidade básica de análise para se investigar como se realiza (expressa ou codifica), linguisticamente, a representação da realidade nos textos. Analisemos as orações da nossa tirinha Como descrito anteriormente, a análise da transitividade objetiva demonstrar lingüisticamente os significados ideacionais do texto. Para tanto, vale-se da análise de participantes, processos e circunstâncias com o intuito de responder à pergunta Quem faz o que em que circunstâncias?, para, por fim, entender os tipos de conhecimento e/ou crenças produzidos no texto e, assim, a representação que o texto oferece acerca da realidade. Com base nessa análise, podemos dizer que Garfield – o sensor (eu) de nossa primeira oração – mentaliza (odeio – processo mental) a segunda-feira (fenômeno na primeira oração e identificado -esse- na segunda), relacionando-a (é, processo relacional da segunda oração) a um dia (identificador) odioso. Nessa identificação, o gato, em sua personificação na tirinha, encaixa três novas orações – com o auxílio do elo coesivo que – , nas quais explica as razões que o motivam a não gostar de segunda-feira, quais sejam este é o dia em que as pessoas voltam ao trabalho; as crianças, à escola e as dietas começam.
PROCESSOS Processos são realizados por grupos verbais. Processos podem ser de quatro tipos – apesar de Halliday trabalhar com seis, concordamos com Martin, Matthiessen, Painter (1997), ao propor quatro principais – quais sejam materiais (processos que envolvem ações, acontecimentos – e.g. fazer, pintar, dançar), mentais (processos relativos a sentimentos, pensamentos, percepções, desejos – e.g. gostar, pensar, ver, desejar), verbais (processos relacionados a verbalizações – e.g. dizer, explicar, argumentar) e relacionais (processos referentes a questões de identificação e atribuição de qualidades – e.g. ser, estar, tornar-se, permanecer).