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Análise do Discurso L06
         
 
A dimensão da prática discursiva envolve processos de produção, distribuição e consumo de textos. No que diz respeito à produção, interpreta-se o modo como escritores(as)/falantes lêem o mundo. Com relação à distribuição, investiga-se para quem são dirigidos os textos, e as formas – incluindo tipos de mídia – como circulam (se são institucionalizados, se circulam em veículos de grande alcance etc.). No que tange ao consumo, busca-se entender como produtores(as) de textos e potenciais leitores(as)/ouvintes criam sentidos a partir dos conteúdos textuais; como estabelecem relações de coerência; como (re)criam a textualização de possíveis intenções (força ilocucionária); como se coadunam com outros textos (intertextualidade) e com outros discursos (interdiscursividade).
 Finalmente, a dimensão do discurso como prática social é abordada e explicada em relação às estruturas sociais, focalizando como formas de hegemonia e ideologia embrenham-se em textos. De acordo com Fairclough, que se baseia em Gramsci, a hegemonia está relacionada ao domínio ou poder de uns sobre outros. Para assegurar domínio e poder, entram em cena questões ideológicas que orientam a atribuição de sentidos aos textos, o que se dá com base no conhecimento de mundo, na visão de mundo, na representação da realidade daqueles envolvidos nesses processos. Em outras palavras, os indivíduos se valem – conscientemente ou não – de formas de ideologia para dar suporte a formas de poder, já que, no mundo moderno, é mais importante dominar por meio do consentimento do que da coerção.