top
Análise do Discurso L06
         
 
Uma das suposições da análise crítica do discurso é a de que qualquer texto pode ser analisado criticamente, concebendo a análise textual como a descrição e a interpretação não somente do conteúdo dos textos, mas também de sua forma lingüística (textura), o que remete à sua face lingüisticamente orientada. Queremos dizer com isso que representações distintas de um dado conteúdo envolvem diferentes formas lingüísticas e vice-versa. Assim, forma e conteúdo não podem ser dissociados, visto tratar-se de “frente e verso de uma mesma moeda”.
Dessa forma, Fairclough (1992) propõe uma análise de discurso em que se investigam as dimensões textual, discursiva e social (Figura 3.1). A investigação dessas dimensões se dá separadamente, mas com o intuito de, posteriormente, inter-relacioná-las na tentativa de especificar a forma como os significados são lingüisticamente construídos e, por fim, chegar ao objetivo principal da ACD, que é desnaturalizar o naturalizado e promover mudança social e emancipação.
 Na perspectiva do discurso como texto, a análise crítica do discurso, da forma proposta no modelo tri-dimensional apresentado, focaliza o nível textual e o nível lingüístico, ou seja, descreve as escolhas lexicais, gramaticais, coesivas e estruturais do texto.