Atividade D - (PCC – Atividade PARCIAL, individual ou em grupos)
O trabalho deverá preferencialmente ser filmado, em Libras, entregue em DVD.
1ª Parte: Planejamento (em LP ou Libras)
Planejamento da atividade pode ser feito individualmente ou coletivamente, desde que todos participem efetivamente e contem uma história ou poema. Siga o roteiro sugerido.
Escolha e organize antecipadamente um local e um público para contar uma história. Pode ser uma sala de aula, um curso de Libras, uma associação de surdos, um grupo de pessoas em uma comunidade de surdos, um evento, congresso, festival ou encontro com familiares. Você e seus colegas podem organizar um evento no local onde você estuda, na comunidade surda da qual você participa ou em outro lugar. Pode ser um grande evento organizado por toda a turma para ser apresentado para um determinado público (crianças, jovens ou adultos, surdos e/ou ouvintes).
Selecione um texto ou vários textos (narrativa, poema...) para contar em língua de sinais.
Elabore o objetivo principal para contar essa história. Ou seja, o que você espera que os alunos e alunas atinjam com essa história? Qual é o tipo da história? É uma narrativa? È um poema? Quem é o autor da história? Quem está contando a história? Qual é o tema da história ou poema? Ou seja, do que eles estão tratando? Quantas pessoas irão participar e contar uma história? Qual será o público? Crianças? Jovens? Adultos? Quais serão os recursos utilizados? Você irá solicitar a participação do público? Como? Quantas pessoas contarão também uma história ou poema? Faça um roteiro das apresentações e prepare a filmadora para registrar o trabalho.
2ª Parte: Execução, apresentação (em Libras, deve ser filmado)
Apresentação dos textos (narrativas, poemas) para o público, conforme combinado e organizado.
Lembre-se: • Ao contar uma história ou um poema, apresente os créditos: que é o autor, quem é o ilustrador, etc... • Posicione-se de forma que todos possam visualizar bem o contador de histórias. • Estude muito bem o texto e use sua criatividade!
3ª Parte: Avaliação (em LP ou Libras)
Como você avalia essa experiência?
4ª Parte: Entrega do trabalho (DVD)
Entregue um DVD da história que foi contada com a filmagem da apresentação dos textos para o público (2ªparte) e entregue ao tutor(a). O tutor deverá enviar às professoras.