Neste período iniciamos nossos estudos com a disciplina de Metodologia do Ensino em LIBRAS como L2 e estudaremos algumas fundamentações que permeiam esta área teórico-metodológica no sentido de lhe orientar sobre questões de ordem prática no ensino. O ponto central do material que estará à sua disposição é torná-lo capaz de refletir, dialogar, e questionar posições, significados e conceitos teóricos da área metodológica e das abordagens de ensino nos diversos espaços de aprendizagem de línguas, especialmente àqueles da sua realidade de atuação profissional. Vimos na disciplina de Lingüística Aplicada que há várias questões que compõem os cenários de sala de aula, e ensinar e aprender uma língua está marcado de atravessamentos sócio-discursivos, político-ideológicos, culturais e metodológicos. O processo ensino-aprendizagem não é e nunca foi um fenômeno isolado desenvolvido em um vácuo independente de outras influências societais. Você verá que a disciplina que nos debruçaremos a estudar está embasada na perspectiva das metodologias de ensino de línguas orais, mas o ponto de partida é de que também deva ser teorizada a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais. E daí sua contribuição para construirmos e refletirmos juntos a prática de ensino de LIBRAS como L2 e/ou LE no sentido de criarmos também uma tradição teórico-metodológica pensada em outra dimensão de ensino-aprendizagem de línguas – a visual-gestual. O material está composto de 8 unidades abrangentes e inter-relacionadas – O que é metodologia de ensino de línguas?, Histórico e princípios das metodologias de ensino de línguas, O que é aprender línguas?, O que é ensinar línguas?, Variáveis no contexto de ensino, Habilidades receptivas e produtivas da língua, Material didático, Cursos, unidades e aulas – apresentados em hipertextos e no DVD, nos quais você encontrará resumos, situações de sala de aula, atividades, glossário, bibliografia obrigatória e sugestões de bibliografia complementar.