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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2
OBJETIVO GERAL

O objetivo geral da disciplina Metodologia do Ensino em LIBRAS como L2 é apresentar e relacionar as metodologias cânones de ensino de línguas segundas e/ou estrangeiras (L2/LE) ao contexto de ensino de LIBRAS. A introdução do histórico e dos princípios de cada metodologia caminha no trilho de que “não há melhor ou pior método”, pois cada contexto é particular e apresenta inúmeras variáveis e desafios tanto no ensino do professor quanto na aprendizagem da língua alvo pelo aluno. A disciplina conta também com o estudo de algumas teorias de aprendizagem, e ilustra a interdependência entre o ensinar e o aprender. Todos os questionamentos têm como foco a reflexão dos aspectos da prática de ensino de LIBRAS como L2 para ouvintes. Em linhas gerais, a discussão se pauta em uma abordagem eclética, dentro de uma postura de ensino reflexivo, onde o dinamismo, a relevância, a adaptabilidade e a flexibilidade são as palavras-chave para se conceber o ensino na atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Introduzir as metodologias de ensino de línguas orais, delineando suas abrangências e interfaces com o ensino de LIBRAS;
• Refletir posições e conceitos de língua(gem), ensinar e aprender;
• Relacionar estudos sobre a Língua Americana de Sinais ao contexto da LIBRAS;
• Apresentar os preceitos da abordagem comunicativa para o ensino de línguas, discutindo as várias definições para o termo “comunicativo”;
• Retomar algumas teorias e modelos de aprendizagem de línguas;
• Esboçar e refletir sobre as variáveis no contexto de sala de aula, bem como as peculiaridades do ensino para ouvintes em uma dimensão de língua espaço-visual;
• Discutir as habilidades receptivas e produtivas da língua e sua relação com ensino;
• Apontar questões sobre materiais didáticos (avaliação, produção e adaptação) e algumas concepções de cursos de línguas.