1. Reativa – o objetivo é apenas fazer com que o aluno ouça (veja) a superfície da estrutura lingüística. Não há preocupação com o significado. Serve para trabalhar questões de pronuncia, e são feitos através de repetições individuais e/ou em grupo. 2. Intensiva – o foco é trabalhar elementos ou componentes separadamente (ex.: configuração de mãos, movimentos, expressões faciais, entonação, etc) de forma intensiva. O professor solicita a repetição dos alunos sobre algum elemento que queria focalizar. 3. Responsiva – seriam as respostas dadas pelos alunos ao professor sempre que uma pergunta é feita para o grupo. As perguntas podem ser variadas, e compõem comandos simples como apague o quadro, busca por clarificação como que sinal é este?, e perguntas pessoais como em o que você fez no final de semana? 4. Seletiva – seria aqueles momentos de compreensão onde o aluno foca em detalhes, ou busca por informações especificas para resolver uma questão. Este tipo difere da compreensão intensiva, pois o aluno será exposto a discursos relativamente longos, como por exemplo, estórias, reportagens, piadas, diálogos. 5. Extensiva – envolve mais atenção do aluno na compreensão visual para reter mais informações e mais detalhes possíveis do que está sendo sinalizado. 6. Interativa – este tipo supõe a integração dos quatro tipos de compreensão (visual) listados até aqui, e é seguindo de momentos de expressividade (sinalização).