Para que o aluno alcance um nível razoável em seu desempenho comunicativo, precisará ter o desejo e oportunidade de
se comunicar em LIBRAS, por isso as orientações metodológicas, abaixo, servirão dos seguintes princípios gerais que
nortearão o ensino/aprendizagem desta língua: ? Evite falar durante as aulas: devido ao fato de as línguas de sinais utilizarem o canal gestual-visual, muitos
alunos ouvintes ficam tentados a falar em sua língua enquanto tentam formular uma palavra ou frase na língua que
estão aprendendo. Esta atitude pode ocasionar um ruído na comunicação, ou seja, uma interferência mútua de códigos
que prejudica o processo de aprendizagem de uma segunda língua já que cada uma tem sua própria estrutura. Tente
“esquecer” sua língua oral-auditiva quando estiver formulando frases em LIBRAS. Um aprendizado de uma segunda língua
pode ter o suporte da primeira para se compreender e comparar as gramáticas das duas línguas, mas quando se esta
estruturando uma frase tente “pensar” em LIBRAS; ? Use a escrita ou expressões corporais para se expressar: em um primeiro momento, devido ao fato de não se ter
ainda um domínio da língua, o aluno, motivado por uma insegurança natural, é tentado a usar sua língua para
perguntar ao professor ou aos seus colegas o que não consegue apreender de imediato. Uma alternativa, para evitar
esta interferência, é a comunicação através da datilologia, da escrita, ou tentar a utilização de expressões
corporal e facial a partir do contexto, recursos utilizados pelos próprios surdos ao se comunicarem com ouvintes,
que não conseguem compreendê-los, quando se expressam oralmente, ou não sabem a língua de sinais. Tente sempre se
expressar em LIBRAS, o professor entenderá sua comunicação e o induzira aos sinais que serão necessários para a
situação comunicativa que deseja expressar; ? Não tenha receio de errar: o erro não deve ser entendido com falha, mas como um processo de aprendizagem. Tenha
segurança em si mesmo. Na comunicação sempre o erro está presente, mas o contexto ajuda a perceber a intenção
comunicativa e o professor ou o colega poderá ajudar a encontrar a forma adequada para a situação. Pense na mensagem
que se quer transmitir e não nas palavras isoladamente; ? Desperte a atenção e memória visuais: como os falantes de línguas orais-auditivas desenvolvem geralmente mais
atenção e memória auditivas, é necessário um esforço para o desenvolvimento da percepção visual do mundo – um olhar,
uma expressão fácil, sutis mudanças na configuração das mãos são traços que podem alterar o sentido da mensagem; ? Sempre fixe o olhar na face do emissor da mensagem: as línguas de sinais são articuladas em um espaço neutro à
frente do emissor, mas como as expressões faciais e corporais podem especificar tipos de frases e expressões
adverbiais, é preciso estar atento ao sentido dos sinais no contexto onde estão colocados. O importante é a frase e
não o sinal isolado. É, também, considerado falta de educação o desviar o olhar durante a fala de alguém pois
representa desinteresse no assunto; ? Atente-se para tudo que está acontecendo durante a aula: preste atenção nas orientações e conversas do professor
com outro aluno e nas atividades feitas pelos seus colegas de classe. Tudo é aprendizagem; ? Demonstre envolvimento pelo que está sendo apresentado: através de aceno de cabeça, expressão facial e certos
sinais, o receptor demonstra ao emissor da mensagem que está interessado, compreendendo e que este pode continuar
sua fala (função fática da linguagem); ? Comunique-se com seus colegas de classe, em LIBRAS, mesmo em horário extra-classe ou em outros contextos, assim
pode-se sempre exercitar e apreender as vantagens de se saber uma língua de sinais em certas situações onde se quer
falar a distancia, o som atrapalha ou mesmo a mensagem deve ser sigilosa; ? Envolva-se com as comunidades surdas: como todo o aprendizado de língua, o envolvimento com a cultura e os
usuários é importantíssimo, portanto, não basta ir às aulas e revê-las através da fita de vídeo, é preciso também
buscar um convívio com os surdos para poder interagir em LIBRAS e, consequentemente, ter um melhor desempenho