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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2
4.1 Ensinar é uma arte...
Quem já não ouviu dizer que o professor é um artista ao ter que driblar os inúmeros desafios e contratempos da profissão? Ou ainda, que para ser professor é preciso ter dom? Aliás, a idéia de dom parece estar arraigada no nosso imaginário em relação a tantas outras áreas de atuação, não é mesmo? É fato que cada profissão demanda de seus profissionais certos adjetivos e/ou características especiais que tornam uma pessoa apta para ser médica, advogada ou professora. Mas isto, sabemos, decorre, em grande medida, da formação profissional, pois ela nos dá subsídios e ferramentas para entendermos questões de ordem teórica e prática. Neste sentido, pode-se afirmar que ensinar é arte, mas é também ciência! Arte porque permite que cada indivíduo exercite habilidades individuais e a criatividade de formas distintas, e ciência porque existem teorizações e sistematizações estabelecidas, legitimadas e reconhecidas dentro da comunidade acadêmica.

Os professores que estão iniciando a profissão, todavia, ficam geralmente apreensivos e fazem muitos questionamentos: Como vou ensinar? Será que levo jeito para ensinar? O que devo ensinar? Será que ensinar língua é igual a ensinar outras disciplinas? Como devo planejar as aulas? Como responder perguntas difíceis dos meus alunos, ou ainda, perguntas que não sei a resposta? Por onde começar? Como devo fazer as intervenções para promover a aprendizagem do aluno? Você mesmo já deve ter feito, introspectivamente, algumas destas perguntas, certo?

Todas estas indagações fazem parte do cotidiano do professor e é com o passar do tempo que a confiança e segurança vão aumentando e, neste sentido tornando as práticas de ensino e os fazeres mais familiares. Os desafios na tarefa de ensinar são muitos, mas, por outro lado, nós professores testemunhamos com muita satisfação o processo (e progresso!) de aprendizagem de língua dos nossos alunos (Brown, 1994: ix).