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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2
Mas quais os pilares da abordagem direcionadora de ensino do professor? Almeida Filho (1999) diz que os professores apóiam-se em várias competências, que por sua vez vão sendo construídas e desenvolvidas ao longo da formação e da atuação profissional. A competência do professor refere-se enquanto “história de desenvolvimento da agregação profissional e intelectual do professor de língua” e é inerentemente dinâmica. O quadro de Almeida Filho (1997b: 18) tem suas raízes teórica nos estudos de Hymes (1972) e Canale & Swain (1980), dentre outros, e configura 5 competências inter-relacionadas: a implícita, a teórica, a aplicada, a profissional e a lingüístico-comunicativa Vejamos o quadro.



A competência implícita seria aquela que tem como base as crenças, intuições e experiências do professor. A maioria de nós, professores ou não, já fomos algum dia alunos, e a partir dessa experiência (re)formulamos o nosso ensino, tendo como modelo nossos professores e sempre orientados pelas tradições culturais do meio que nos cerca. Geralmente esta competência assume o papel principal quando o professor não dispõe de outras competências – construídas na formação acadêmica. A competência teórica, por outro lado, é aquela que traz explicações sobre os saberes de ensinar e aprender.