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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2






1.3 Resumindo...
Vimos até aqui que vários conceitos precisam ser esclarecidos para entendermos a complexidade da discussão sobre metodologias de ensino de línguas. Dentre alguns aspectos, foi destacado que as metodologias não devem ser apropriadas pelo professor dentro de uma perspectiva universal ou imutável, pois sabemos que todas elas pregam visões normativas e idealizadas de ensino. Neste enquadre de discussão, duas grandes abordagens foram delineadas com o intuito de mostrar que os métodos se desenham entre, basicamente, dois extremos: com o foco mais voltado para a forma ou para o uso da língua. Embora não tenhamos adentrado na discussão particular de cada método, podemos antecipar que as metodologias – termo abrangente para se referir aos métodos – têm sido permeadas por três pilares disciplinares: a Lingüística, a Psicolingüística e o Ensino de Línguas cujos conceitos de língua(gem), aprender e ensinar são balizadores de toda a construção teórica. E, neste quadro, configuram-se os traços distintivos e características de cada método, mas este é assunto para ser aprofundado na próxima unidade...