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MEN em LIBRAS como L1
UNIDADE 4 - Construindo um objeto de ensino: a língua de sinais como área curricular

1. Em busca de uma pedagogia visual ou uma pedagogia da diferença

Nesta Unidade vamos nos deter sobre os estudos a respeito da pedagogia visual ou pedagogia da diferença, no sentido atribuído pelos pesquisadores surdos, com o intuito de contribuir para a construção de um currículo de LIBRAS que retrate as expectativas dos surdos sobre sua própria língua e seu processo educacional. Assumir uma pedagogia visual ou pedagogia da diferença representa a possibilidade real de encarar a prática pedagógica e o processo ensino-aprendizagem a partir da perspectiva surda ou da concepção surda sobre a educação.

Para os estudiosos surdos a pedagogia da diferença propõe outras leituras sobre a surdez e a pessoa surda com base nas diferenças culturais. Ao ressignificar a surdez como uma marca cultural e não como uma patologia, a pedagogia da diferença necessita de uma postura educacional que assuma seu papel emancipatório e transformador e que veja o surdo como uma pessoa completa (RANGEL e STUMPF, 2004). Na pedagogia da diferença, há a diferença cultural e a diferença lingüística e não uma relação de dominação e supremacia de um grupo sobre outro.