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MEN em LIBRAS como L1
Concepção de Linguagem

Uma concepção de ensino de língua precisa referências claras em termos do enfoque metodológico a ser seguido. As perspectivas teóricas do sociointeracionismo, da lingüística enunciativa e da lingüística textual trouxeram importantes mudanças ao focar o ensino de língua no uso e funcionamento discursivo de um sistema semiótico e simbólico, contextualizado e determinado sócio-historicamente. Dentro desses enfoques, as formas lingüísticas não são abordadas por si mesmas como um sistema fechado em si mesmo. Durante o processo de interação verbal, a língua vai assumindo formas e sentidos de relação.

Há um conjunto de práticas e eventos dentro da cultura surda que ativam as língua de sinais e suas formas de interação produzindo uma letramento tanto individual como social que revelam dinâmicas próprias de atuar e interagir socialmente. Essas construções simbólicas são interdependentes de determinados contextos e espaços sociais que propiciam a ocorrência de distintas formas enunciativas. A metodologia de Libras deve estar em alinhamento com as diferenças produzidas dentro desses diferentes espaços que possibilitam a emergência do discurso surdo.