UNIDADE 1 - Situando o campo da metodologia de ensino de línguas
Metodologia de língua de sinais
Apresentação
A realidade da educação de surdos no Brasil apresenta um divisor de águas o decreto 5626/2005, que regulamenta a lei de LIBRAS. A partir desse instrumento legal também se cria um imperativo no campo metodológico das línguas de sinais no país. Em razão do isolamento que se impôs aos surdos em turmas de ouvintes e da negação das línguas de sinais durante um longo período, o processo de ensino e aprendizagem ou de uma pedagogia visual e cultural surda ficou desprezada nos espaços institucionais. Por outro lado, ricos percursos de experiências com a língua de sinais e a cultura surda aconteceram em diferentes lugares como as associações de surdo, com a presença de crianças, jovens, adultos e idosos surdos.
Todo esse material e formulação pedagógica empírica muitas vezes são perdidos, e com isso também tradições vão se apagando. Por isso compreendemos como um membro da comunidade surda chora intensamente ao perder um parceiro, seja idoso ou não, porque morre junto é com essa vida, é a partilha de sentidos que se dão em pequena história e confidências, em momentos lúdicos e de solidariedade.