A autonomia do estudante A outra característica da educação a distância, já apontada anteriormente, é o controle da aprendizagem pelo aluno, que fala da facilidade de deslocar o centro do processo do ensino e do professor para a aprendizagem e o aluno. Se, por um lado, a pedagogia crítica defende a centralidade do processo de ensino-aprendizagem no aluno, ela afasta-se consideravelmente de visões positivistas que entendem essa centralidade no aluno como a justificativa para umaaprendizagem individualista O estudo das abordagens individualistas é importante por serem pensamentos fundadores de diferentes práticas pedagógicas da EaD, que geralmente entendem que o indivíduo aprende sozinho, em um momento e lugar determinados. Muitas vezes concentrando-se mais em atitudes e comportamentos individuais, ou no ambiente de aprendizagem, do que nos espaços coletivos de interação. Suas práticas costumam valorizar mais as capacidades cognitivas para aquisição de conhecimento, a preparação adequada do ambiente de aprendizagem, os interesses individuais de cada um, aspectos certamente importantes, que, no entanto, não podem substituir o contexto social da prática daaprendizagem como um processo ininterrupto de troca e interação