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Introdução a Educação a Distância
A dependência das tecnologias de comunicação na EaD
A separação tempo-espaço, a princípio é “superada” pela comunicação professor-aluno mediada por alguma tecnologia, por isso é tão importante compreender os padrões e tipos de comunicação permitidos nessa nova condição da EaD (o que vamos ver com mais profundidade no tópico adiante A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. No momento, nos concentraremos no que muda em relação ao ensino presencial).Todo ato de ensino-aprendizagem, em princípio, é um ato de comunicação. No ensino presencial, a comunicação professor-aluno é mediada prioritariamente pela comunicação presente e direta entre professor e aluno, eventualmente, também por documentos textuais e audiovisuais, como transparências, slides, filmes e programas de multimídia. No entanto, o ensino na sala de aula usando variados recursos tecnológicos não é dependente de tecnologia. Porque o lugar principal do aprendizado é assumido como o mesmo lugar do ensino, no encontro presencial de professor e aluno.Na educação a distância, o uso da tecnologia de comunicação e informação é imprescindível, e até obrigatório, o uso de formas midiatizadas de comunicação : dos impressos, das fitas de vídeo, da televisão, do software ou do ciberespaço. Isto porque a distância separa os atos de ensinar e aprender, como falamos anteriormente, onde a presença dos atores da comunicação pedagógica não seria mais necessariamente simultânea.