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Introdução a Educação a Distância
São as novas tecnologias de informação e comunicação que criam alternativas e disponibilizam novas opções em tempo e espaço, pois permitem práticas educativas em diferentes combinações, como:
  • mesmo tempo e mesmo espaço (a tradicional sala de aula);
  • mesmo tempo e espaço diferente (as aulas por conferência de vídeo, rádio, ou telefone;
  • tempo diferente e mesmo espaço (aulas individuais em laboratórios);
  • tempo diferente e espaço diferente (instrução de ritmo individual).
Falamos anteriormente que a separação não acontece apenas entre aluno e professor, mas também entre o ensino e a aprendizagem. Consideramos educação o ato planejado em que o aluno se propõe a aprender e o professor auxilia, criando os meios pelo qual esta aprendizagem deve ocorrer. Portanto, EaD não significa apenas o aprendizado pelo aluno, mas também, as propostas de ensino, intencionais, do professor. Na EaD temos a possibilidade que elas aconteçam em momentos separados, isto é, o professor planeja, organiza e propõe práticas de aprendizagem que geralmente ocorrem em outro momento, muitas vezes sem a presença dele. O aluno, por sua vez, pode ocasionalmente encontrar-se face a face com professores, tutores e colegas de curso, mas o local normal da sua aprendizagem não inclui a presença do professor.