O principal seria assumir o seu papel de sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível, é preciso: - conhecer as novas ferramentas de comunicação e as bases nas quais acontecerão as práticas de ensino e aprendizagem; - buscar uma apropriação crítica das novas ferramentas tecnológicas, isto é, ultrapassar o domínio instrumental para um uso crítico e criativo nas atividades de ensino-aprendizagem; - ser ativo, abandonar o papel de receptor passivo de conteúdos para o de sujeito ativo na construção coletiva do conhecimento; - organizar e planejar cuidadosamente o estudo, de modo a preparar as condições necessárias para a aprendizagem e também a tirar o máximo proveito das oportunidades disponibilizadas pelas propostas de ensino apresentadas pelos professores. Contudo, é fundamental a disposição do estudante a aprender como aprender a distância. Alguns aspectos importantes são apresentados por Lia Cavellucci (2004):
Primeiramente, precisamos reconhecer que diversos fatores, como o ambiente físico, cognitivo, afetivo, cultural e sócio-econômico, influenciam o nosso modo de aprender. Por isso é preciso entender como eles nos afetam, identificar nossos hábitos, conhecer nossos próprios limites. Ao nos conhecermos melhor, poderemos organizar estratégias de estudo mais eficazes para as características da nossa própria individualidade.