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Introdução a Educação a Distância






No final de 2002 havia quase 85.000 alunos matriculados nos 60 cursos superiores a distância oficialmente registrados, quantidade pequena se comparada aos mais de três milhões de alunos matriculados no sistema de ensino presencial na mesma época, conforme o Censo Brasileiro do Ensino Superior de 2001 Segundo o Anuário Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ANAED) publicado em 2005 pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, mais de um milhão de pessoas concluíram cursos a distância em 2004.
Hoje, no Brasil, a evolução tem se caracterizado não pela substituição de uma geração por outra mais avançada tecnologicamente, mas por uma sobreposição, onde podem ser encontrados cursos de todas as gerações da EaD. Essa sobreposição pode apontar um possível afastamento da abordagem tecnológica apresentada anteriormente. Isto é, que a qualidade da educação não seria definida pela tecnologia disponível, mas que a tecnologia poderia estar submetida às necessidades e demandas específicas de cada projeto educativo.