top
Introdução a Educação a Distância






Isto quer dizer que, mesmo reconhecendo o uso comum e inadequado das comunicações bidirecionais em ambientes educativos a distância, principalmente da conferência por computador, precisamos aproveitar o potencial desses espaços de interação comunicativa e social para a promoção de uma aprendizagem significativa.

A cada dia surgem novos modelos de comunicação, e têm se buscado materiais didáticos bem elaborados que são capazes de levar os alunos a "aprender a aprender". Formas em que o emissor não apenas transmita mensagens, mas promova processos de diálogo e participação. Ferramentas como hipertexto, hipermídia, formulários, múltipla escolha, download, e-mail, fórum e chat serão eficientes na medida em que seja privilegiada a interatividade ao longo do estudo. O estudante, nesses ambientes, precisa ter oportunidades de interagir e trocar, em diversos níveis, com o material, o professor, o conjunto de alunos, o suporte, a coordenação pedagógica. E deve apostar nesta proposta quando ela é propiciada pelo curso.