top
Introdução a Educação a Distância
Alguns autores referem-se à Revolução Copernicana para descrever este momento de mudança de paradigma na educação (Moore, 2007). Eles têm a intenção de ilustrar a dimensão do impacto que um deslocamento do centro da educação, do professor para o aluno, causaria em nossas leituras de mundo.
Se no ensino tradicional a autoridade e importância do professor estavam baseadas no seu acúmulo de saberes que seriam transmitidos para o aluno, quase sempre, através da sua exposição oral, na atualidade de um acesso abundante às informações seu papel muda. O professor passa a ser um parceiro no processo contínuo de aprendizagem, que vai orientar o aluno sobre como aprender a aprender, como lidar com a informação, como construir conhecimento, como criar a partir dele, como recriar seu próprio contexto.
A educação que se deseja agora não é mais informativa, mas uma que forme competências, principalmente a do aprender para toda a vida. Os conteúdos ensinados e aprendidos deixam de ser o objetivo da educação para ser o meio pelo qual professor e aluno vão ensaiar e treinar como aprender para sempre .